sábado, abril 25, 2020

Ciclos de mercado e nós, os day traders


Olá traders!

Nesses quase 10 anos como mentor e educador no mercado financeiro estou sempre pensando em uma forma de mostrar claramente aos traders como maximizar seus lucros através de estratégias simples mas que exigem que se saia da chamada "zona de conforto", nós, que nos tornamos especialistas em operar o dólar futuro aqui no Brasil, sabemos que não é preciso fazer muitos pontos a cada dia para ter um excelente percentual de ganho mensal e ainda construir uma conta que nos permita aumentar a mão à medida que formos atingindo níveis pré-estabelecidos, somente quando atingimos uma determinada meta em pontos conquistamos o direito de operar maior. (Veja quadro abaixo)

A grande maioria dos traders que trabalha conosco está iniciando a caminhada e tem entre alguns meses de mercado a 2 anos de experiência, uns estudaram mais outros menos, mas a maioria ainda não consegue enxergar o mercado em sua plenitude, vendo o imenso potencial que ele oferece em suas várias possibilidades.

O mercado opera em ciclos, trabalhando em ciclos maiores e menores sob certos aspectos, e um desses aspectos importantes para nós day traders é a mudança de comportamento que ele tem a cada 3, 6 a 12 meses.

Operar no mercado de dólar futuro (e índice) hoje é totalmente diferente do que era há 2 meses atrás, logo após o Carnaval o mercado mudou radicalmente seu comportamento, aquele mercado que vínhamos operando deixou de existir e deu lugar a um novo mercado com uma amplitude muito maior; cada novo ciclo de comportamento pode durar entre 3 e 6 meses, às vezes até um pouco mais, quem não percebe essas mudanças pode passar de ganhador consistente no ciclo anterior a perdedor consistente.

Neste novo ciclo do mercado que estamos vivendo ele alterna entre generoso e avarento a cada dia, sendo que quando ele está generoso ele dá muito mais do que ele tira quando está avarento, a boa notícia é que os dias generosos são em maior número.

O mercado hoje tem dado grandes oportunidades para se fazer trailing (ir movendo o STOP conforme ele anda a nosso favor) possibilitando alvos diários, semanais e mensais muito maiores para quem tem o perfil psicológico para fazer essas operações, temos que ter em mente de que não podemos pensar de TRADE EM TRADE, mas sim numa sequência longa de: 20, 30, 50, 100 trades, por que é numa sequência dessas que conseguimos extrair todo o potencial de ganhos.

Quem gosta de ver um lucro de 5 pontos, que consideramos um bom lucro devido à quantidade de trades diária que nosso sistema de trading oferece, o Diamond Trading System, e depois correr o risco de ser stopado com -2, -3, -5 pontos e ter que sair do trade perdendo?

Poucos traders conseguem ter a força mental e frieza de saber que não tem problema que isso tenha acontecido, por que quando o mercado pagar ele paga cobrindo vários STOPs de 5 pontos, pagando +10, +30, +50 pontos num único trade, ou até mais com a atual volatilidade e amplitude de mercado.

Então, sabendo disso, aqueles que têm coragem suficiente podem atingir os alvos de seu plano de trading com mais rapidez. Veja a sugestão de plano para o dólar futuro que coloquei abaixo.



Se você ainda não tem um sistema de trading, conheça o nosso, simples e eficaz, clique no link abaixo:

Diamonds Trading System


Aproveite o atual ciclo de mercado, ele não vai durar para sempre.


"Sorte é quando a oportunidade lhe encontra preparado". - Roberto Shinyashiki










Um comentário: